sábado, 15 de março de 2014

Uma velha história...

Acho que nunca contamos a razão de ser da Portal a Vapor até hoje, pelo menos não a que motivou seu nascimento, não é? Tudo começou com um sonho e muitas ideias. Não um sonho de criar uma loja ou algo parecido, um sonho mesmo, daqueles que se tem quando dorme. Claro que antes a ideia rondava, mas sem muita intensidade, e foi essa mensagem do mundo onírico que nos despertou de vez para transformarmos o projeto em algo concreto. Claro, antes de prosseguir, tentaremos ao máximo resumir fielmente o sonho de ms. Liebe:

"Certa noite, ms. Liebe foi dormir e, tão cansada estava que quase imediatamente começou a sonhar. Estava ansiosa para o dia seguinte, teria um reencontro com pessoas queridas em um piquenique steampunk promovido por piratas dos ares. Em seus sonhos, ela encontrava algumas dessas pessoas queridas em um ambiente bem diferente de um parque, estava mais para uma galeria de shopping, e o espaço que a abrigava era extremamente familiar. De bonecas com roupas vitorianas em vários tons de marrom e bege, até máscaras em couro e pvc, goggles e adornos de cabelo e manequins trajados de belas roupas que remontavam ao século XIX, ms. Liebe Wolf sentiu-se em casa. E praticamente o era. Junto com outras duas pessoas queridas, ela cuidava e atendia em uma bela loja, chamada Emporium Steampunk, que atraia de olhares curiosos à visitas atrevidas e interessadas em todos os produtos que a loja pudesse oferecer, e os sorrisos, não importasse a idade, eram sempre amplos e sinceros de extrema empolgação. Haviam produtos de diversos produtores, todos conhecidos das três mosqueteiras no comando daquele lugar maravilhoso, e enquanto sonhava, aquela parecia a única realidade conhecida pela sonhadora. Sentia como se dias e dias tivessem se passado naquela rotina agradável, até que o cacarejar de um galo digital a trouxe de volta não apenas à sua cama, como também ao seu mundo. Mas ao invés de se deixar tomar pelo pesar, a moça decidiu que não deixaria o vento matinal varrer seus sonhos, e então seguiu adiante com o plano que a outra dimensão havia lhe entregado."



Voltando...

A vontade de começar um negócio, semeada há tanto tempo, finalmente brotou e é claro que o desejo de dividi-la com pessoas queridas também. Inúmeras tentativas, inúmeros tropeços, inúmeras vezes que o desânimo tentou sufocar os sonhos... E então as coisas começaram a engatinhar, não da forma planejada - o plano inicial era criar literalmente um portal steampunk, mas ao invés de notícias, agenda de eventos e contos apenas, teria uma cooperativa de steamers trabalhando todos juntos para oferecerem aos entusiastas brasileiros acessórios e caracterizações de classe sem que os custos fossem tão exorbitantes (como acontece com as importações e com alguns cosmakers que não tem o steam como inspiração nativa), onde todos produziriam e ganhariam juntos -, mas finalmente engataram e logo começaram a andar. Hoje, além de ms. Liebe, temos mr. Gilvane "Clock" Alves (da Clock in the Vice Artes em Couro), mr. Barbarossa (o capitão dos Piratas da Represa), os confrades do Conselho Steampunk Loja São Paulo (do qual Liebe orgulhosamente faz parte), mr. Bastos, mr. Takashi (O.N. Camisetas) e ms. Selwyn (da Relíquias de Papel) como artesãos, inventores, produtores e idealizadores que tornam cada vez mais palpável o que no passado foi sonho de um só.E que agora é realidade para todos.


Em nome de ms. Liebe, nossos sinceros agradecimentos a cada uma dessas mentes criativas, e também agradecemos a cada entusiasta que comprou, sugeriu, argumentou e acompanhou cada etapa desse processo que foi o nascimento e primeiros passos da agora chamada Portal a Vapor. E se antes apenas o steampunk era nosso objetivo, agora pensamos em entusiastas de todos os fandoms, porque é mais divertido, diversificado e inspirador.


Por enquanto, é essa a história que eu tinha para vocês...

De seu amigo emocionado,


Nenhum comentário:

Postar um comentário